TrainingPeaks, Zwift e o rolo - os meus aliados

Isto de se querer voltar a pedalar como se pedalava antes de engravidar não é fácil, mas sete meses depois do mais novo nascer eis-me decidida a recuperar a forma.



Para isso, o Frederico preparou-me um treino (da British Cycling) que eu sigo religiosamente via TrainingPeaks. Esta aplicação online permite-nos planear o treino, preparar alertas e criar treinos específicos para exportar para a nossa aplicação de treino, seja ela um GPS (tipo Garmin 520 que é o meu), o software dos rolos (nos que o têm) ou para uma aplicação como o Zwift.


Antes de avançar mais, digo já que não sou nenhuma profissional e o meu tempo de treino de rolos é ainda muito pouco para poder dar dicas por aí além, mas como me têm perguntado imenso pelo tema desde que comecei a partilhar os treinos, quer no instagram quer no facebook, achei que mais valia fazer um post em que partilhasse a minha visão de iniciada nesta vida de treino virtual com dor real.

A curiosidade maior é sobre o Zwift. Aqui em casa há um entusiasta do zwift desde o seu lançamento. Já tem uns milhares de quilómetros feitos neste mundo virtual, quer em treinos específicos quer em voltas combinadas com a sua equipa Zwift (a ZSUN) quer em provas. O rapaz está viciado e, sou forçada a reconhecer, viciou-me também embora eu a use estritamente para cumprir o meu treino (pelo menos por enquanto).

Para mim, a maior vantagem do Zwift é que nos permite distrair da verdadeira maçada que é pedalar horas em cima de uma bicicleta que não sai do lugar. O maior contra é ser paga, são cerca de 10 euros mensais mas garanto que depois de experimentarem (quando se registam têm 7 dias de utilização gratuita) até vão preferir cortar nos cafés que bebem na rua e continuar a debitar watts neste mundo virtual. No fundo é um jogo em que podemos dividir a dor com milhares de pessoas de todo o mundo e, para quem não perde o bichinho competitivo mesmo em treino, o vício está garantido.


O Zwift tem outras vantagens, como a possibilidade de conectarmos a nossa conta à do Strava e à do TrainingPeaks. Assim, sempre que completamos um treino, este é imediatamente descarregado para as aplicações que estiverem conectadas. Mais fácil era impossível e, para os amantes dos KOMS/QOMS, o que não faltam é segmentos para puxar pelos cranks. Também podem exportar os ficheiros *.fit com os dados do vosso treino para analisarem em aplicações mais técnicas como por exemplo o GoldenCheetah (ferramenta de treino e análise de resultados gratuita).

O que precisam para usar o Zwift? Idealmente um rolo smart (podem consultar a lista de rolos e dispositivos compatíveis aqui: Which trainers does Zwift support?). Há rolos para todos os preços e feitios e variam principalmente no tipo de realidade que transmitem e na potência máxima que permitem ao atleta debitar no treino.

O nosso é um Tacx Vortex Smart. Silencioso qb, com simulação de subidas e uma potência máxima de 950W (quem tiver este tipo de potência pode vir treinar aqui a casa de manhã que eu aproveito e faço umas torradinhas :p). Se é bom, acho que sim. Se há melhor, de certeza que há. Mas este foi o que o orçamento nos permitiu e da pesquisa que o Fred fez, aquele que melhor nos servia.

Está a rodar há mais de um ano sem um único problema. Aconselho é a compra de um tapete lavável (nós optámos por um linóleo grosso cortado à medida) para protegerem o chão por baixo do rolo, de um protetor do quadro (na decathlon há baratinhos) e um pneu próprio para rolos para diminuir o atrito, reduzindo assim o barulho e aumentando a durabilidade do pneu porque os de estrada normais gastam-se mais rapidamente nos rolos.

Quanto à zona de treino, o ideal é que seja arejada. Se tiverem uma janela ao pé é perfeito, mas uma ventoinha é recomendado para treinos intensos/longos pois não é conveniente que a vossa temperatura aumente demasiado.

Voltando ao Zwift, o lado social desta aplicação é o que faz a diferença. Imaginem poder combinar um passeio/treino com os amigos com quem já partilham as voltas na estrada ou os trilhos? Ou juntarem-se a um grupo com pessoas de todo o mundo e participarem juntos em provas e treinos coletivos? Podem até utilizar aplicações para conversar entre si (como teamspeak e discord) em tempo real.

Consoante vão completando treinos e fazendo quilómetros vão progredindo no jogo aumentando o vosso nível. A cada nível vão desbloqueando funcionalidades como jerseys, bikes e rodas. De salientar que a combinação de bicicleta e as rodas têm influência no desempenho. Se gostam da Cervelo S5 então fiquem a saber que ela está apenas à distância de 24 níveis bem suados! Para saberem quais são as bikes mais rápidas do zwift espreitem este link.


Para os amantes da corrida, também já podem usar esta aplicação para fazerem o vosso treino em casa, no entanto aqui já não posso ajudar tanto porque nunca usei.

Enfim, o meu conselho: experimentem! Não pagam nada para isso e podem tirar as vossas próprias conclusões. Se não têm rolo de treino e pretendem investir, sugiro que vejam a lista que partilhei acima antes de fazerem a vossa escolha.

Para acabar deixo-vos este vídeo... enjoy! And ride on! :)



0 comentários:

Enviar um comentário

 

Agenda: Próximos Eventos

  • ABC2017 (BTT)
    3, 4 e 5 de março 2017
  • MDB2017 (BTT)
    28, 29 e 30 de abril 2017
  • Los 10000 de Soplau (BTT)
    20 de maio 2017

Quem me apoia

ATXCyclingStore (BTT)

GDCTINCM (BTT)

Clube EDP Lisboa (Atletismo)

Quem sou eu

Sigam o link para saberem um pouco mais de mim.